domingo, 29 de março de 2009

Bahia, última parte: até a próxima Micareta!

(DIA 25) Queimadas...

Das três cidades, a melhor.
       A cidade tem mais estrutura, e é perceptível ao chegar.
       Nos dirigimos à Prefeitura para sabermos onde nos hospedar e seguimos para a “pousada”.
       O, digamos, hotel fica em cima de um galpão que deve funcionar como garagem ou salão de festas e de um bar/churrascaria. O local é meio desmantelado também, mas é a melhor pousada de todas, pelo menos tem ar condicionado e TV com antena parabólica.
       O hotel não oferecia café da manhã, por isso procuramos uma padaria. Fomos para a Secretaria esperar a resposta da Prefeitura, já que eles alegaram não ter os documentos para nos apresentar. Enquanto eles providenciavam os documentos fomos até o prédio antigo da Prefeitura fotografar e entrevistar pessoas a respeito dos gestores anteriores. O impressionante é que as pessoas nem sabem onde era e nem onde está funcionando a Prefeitura. Conversamos com o Promotor, pegamos a uma cópia da Ação Judicial, e voltamos para a Prefeitura, pegamos as respostas e dos documentos que eles tinham, almoçamos e voltamos para a hospedagem para definir estratégias. Resolvemos que procurar o ex-gestor era importante e sairíamos para Salvador no dia seguinte, de madrugada.
       Não foi possível pegar mais impressões sobre queimadas, ficamos pouco tempo, mas é possível registrar que é a cidade que teria mais condições de desenvolvimento se não fosse os desmandos cometidos pelos gestores, para se ter uma idéia mínima do que vimos lá, é só ver essa reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=TJlNODITKIw.
       Ficamos mais uma noite, e seguimos para Salvador/Lauro de Freitas.
       Chegamos um pouco antes de meio-dia. Deixamos as coisas na Pousada e fomos para o centro histórico de Salvador.
       Pegamos um baú e percorremos um longo percurso até o terminal.
       Salvador aparentou ser uma capital muito pobre. As favelas de lá são enormes e dá medo de chegar perto. As favelas de Brasília são um luxo em vista das de lá. O terminal em que desembarcamos fica aos pés do Elevador Lacerda, na Baía de Todos os Santos.
       Passamos por dentro do Mercado Modelo, que é bem organizado, mas é tudo muito caro.
       Subimos o elevador, que custa R$0,05 a tarifa. Almoçamos num restaurante BBB (bom, bonito e barato, coisa rara por ali, onde tudo é caro). Conhecemos a Praça da Sé e o Pelourinho. O chato é que tem uns pedintes que ficam na cola, seguindo os nossos passos e pentelhando nosso ouvido enquanto não liberamos um dinheiro. Aí eles desaparecem.
       É tudo muito bonito, e tem muitos prédios históricos em reforma. E nunca vi tantas igrejas juntas.
       O mais impressionante de todos é a Igreja e Convento São Francisco. Nunca vi nada tão deslumbrante! É a igreja mais rica do Brasil: toda no mármore, granito, marfim, jacarandá e ouro, muito ouro. É indescritível, só mesmo vendo essa obra prima da arte barroca e rococó para ver o quanto é impressionante. O convento, anexo à Igreja é revestido por painéis de azulejos com inscrições em latim moralistas e contraditórias entre si e com a doutrina que a igreja prega. Depois de muito caminhar e comprar (mais caminhar que comprar), voltamos para a pousada, mas pegamos outra linha de ônibus que passa pela orla. Demoramos mais, pois estava na hora do “rush”.
       No outro dia fomos para a praia pela manhã. Bem, praia é praia, não tem muito o que descrever. Não tinha muita gente. Nem tinha gente bonita. A água estava morna, que foi a parte boa e a moqueca que comemos foi a parte melhor. A maré subiu rápido demais e o mar logo ficou de ressaca, o que foi a parte ruim. Almoçamos e voltamos para a Pousada e por lá ficamos até o dia seguinte para pegar o vôo de volta.
       Voar de TAM é outra coisa mesmo. O avião é mais confortável, o serviço de bordo é melhor. A viagem foi tranqüila e agora estou de volta a minha cidade, e com muitos planos.
       Foi bom ficar distante de tudo o que está acontecendo aqui em Brasília para colocar as idéias em seus devidos lugares e ver quais os lugares que ainda estão sem idéias.
       Novos planos para 2009! Espero obter sucesso.
       Fotos no álbum do Multiply.
       Para encerrar, em homenagem à Bahia, os 10 mandamentos do baiano, estampados em várias camisetas que vi à venda:

1) Viva para descansar;
7) Coma, durma e quando acordar descanse;
8) Não esqueça, trabalho é saúde, deixe-o para os doentes;
9) Quando sentir vontade de trabalhar, sente-se e espere que ela passa;
10) Nunca faça amanhã o que você pode fazer depois de amanhã.

Itamar Matos disse...

Adorei... vou ver as fotos!

E BOA SORTE com os planos para 2009!