sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Brasileiro não sabe escolher

Ah, meus amigos...
Fiquei muito bravo, tenho que desabafar.
Ontem quase não fui para a aula para ver a final do programa Ídolos. Mas acabei indo e deixei gravando.
Quando chego em casa, muito ansioso e curioso pra saber o resultado e ligo o PC pra saber, a notícia: a melhor candidata (Shirley Carvalho) havia perdido.
Isso é mesmo reflexo da cultura e do preconceito do nosso povo.
A que ganhou é bunitinha, meio loirinha, meiguinha, branquinha, sandyzinha e desafinadinha.
A Shirley é negra, não é bonita, e é, segundo um dos jurados do programa, a melhor cantora do Brasil na atualidade.
Assim, isso é reflexo mesmo do poder de escolha do nosso povo, e isso está bem caracterizado em outros aspectos da nossa sociedade, vejam:
Temos um semi-analfabeto na presidência.
Pedro Passos e Eurides Brito, Roriz e Gim Argelo, Renan... É aqui em Brasilia esta cheio dessa gente, porque aqui no Brasil reina o império de quem apadrinha e doa.
E na música, quem faz sucesso, aqui no Brasil? Kelly Key, Perlla, Latino, Wanessa Camargo, fora os lixos que importamos como Black Eyed Peas, Janet Jackson e muitas outras que se eu colocar aqui vai causar uma briga conjugal. Porque aqui no Brasil reina o império da beleza e do sobrenome.
Enquanto isso, brasileiros estão fazendo sucesso fora e não conseguem espaço no Brasil, como é o caso da Bebel Gilberto, da Monica Nogueira, Leny Andrade, a própria Marisa Monte.
Realmente, levamos uma vida política e cultural de gosto duvidoso, e a culpa é só nossa, ou melhor, dos nossos preconceitos, de nossas deficiências intelectuais e da nossa falta de força de vontade para mudar isso tudo.


PS: espero que a Shirley consiga seu espaço, afinal só falta reconhecimento para que ela se torne uma grande diva.

Um comentário:

Junior Madrigal disse...

Lendo seu comentário só posso também me solidarizar e lamentar tb, apesar de nunca ter visto este programa, mas se vc diz que essa garota merecia ganhar, confio em seu gosto. :-)

Se ela merece, um dia vencerá...